Uma realidade ou um personagem? Uma ameaça ou piada? Uma promessa ou incerteza? Proteção ou sem noção da economia?
Enfim, importantes questões estão soltas no ar, porém, não é só uma questão de se obter as respostas, mas decisões importantes que podem afetar o mundo.
Uma campanha traçada por suas próprias estratégias e contraditórias às teorias do marketing político, passando longe do clichê “Lulinha paz e amor”, porém muito semelhante ao mundo dos desenhos animados vivenciado por Donald DUCK, assim, Donald TRUMP contrariou todas as previsões e se tornou o 45º presidente dos Estados Unidos.
Nesta era de tecnologia, acesso ilimitado à informação, conectividade instantânea e mudanças nas relações humanas, as pessoas também possuem uma nova dinâmica nas expectativas de mudanças e tempo de respostas. Cada vez menos se vê a fidelidade pessoal e profissional, comprometimento com coisas e pessoas, enfim, não satisfaz? Troca e pronto, simples assim!
Também hoje, ainda vivemos num mundo muito conflitante em algumas populações e entre elas que variam entre pessoas com este novo perfil high tech e outras que ainda preferem a vivência segregada, protecionista e resistentes as novas necessidades, tendências e conexões.
Por essas razões, presenciamos diariamente decisões e conflitos gerados por este retrocesso econômico, político e social em muitos países. Se Donald será TRUMP ou DUCK, só o tempo dirá. Por enquanto, todos fazem suas previsões como se fossem especialistas no assunto e prevendo o futuro dos EUA e de outras economias que podem ser afetadas, porém, historicamente, a democracia e liberdade americana sempre estiveram acima de qualquer líder político.
Donald, o pato trapalhão, sempre teve o Mickey, ponderado e responsável ao seu lado como referência e controlador das suas frustradas ideias e aventuras, e Donald, o empresário imobiliário polêmico e agora homem mais poderoso do mundo, terá o congresso nacional e acima de tudo o povo americano observando e controlando suas ações para que não se perca na curva colocando em risco a soberania nacional e sua relação com o resto do mundo nesta era totalmente conectada e dependente.
De uma coisa tenho certeza, o Donald DUCK é amigo do Zé carioca, e o Donald TRUMP é um empresário do mercado imobiliário, portanto, “NO DRAMA”… curtam as novas atrações da Disney em 2017!
Daniel Rosenthal é empresário e consultor imobiliário internacional