Uma pesquisa recente realizada pela Proteste – Associação de Consumidores mostrou que vender imóvel pela imobiliária demora mais do que vender por conta própria.
O levantamento mostrou que uma pessoa que decide fazer a transação sozinha demorou oito meses e 10 dias, em média, enquanto que aquele que opta por uma imobiliária demora oito meses e 24 dias, em média, ou seja, a diferença de tempo foi de 14 dias.
Os motivos de satisfação no caso das vendas foram na ajuda da elaboração dos contratos e informação sobre o imóvel e os negativos foram os anúncios do imóvel e o custo da comissão. Já na compra, o lado bom foi a apresentação de documentação e demonstração do imóvel. Os pontos negativos foram os mesmos da venda.
Para finalizar, 67% dos entrevistados compraram suas casas com a ajuda de corretores e o fizeram por falta de opção, já que o imóvel estava sob a responsabilidade de uma imobiliária.
Desconsiderando as particularidades regionais, época, critérios da pesquisa e demais informações que possam alterar os dados desta pesquisa para cima ou para baixo, por um lado, fico muito triste ao ver a insatisfação e desconsideração dos consumidores em utilizar os serviços dos corretores de imóveis e imobiliárias no momento de realizar um dos maiores negócios de suas vidas. Que limão azedo! Por outro lado, fico muito contente ao saber quantas oportunidades existem para os bons profissionais e empresas alinhadas com a permanente qualificação e preocupação em atender bem seus clientes. Desta situação fazemos uma limonada!
O mercado imobiliário brasileiro após anos de estagnação passou por uma curta fase de ajustes e euforia para então chegar ao momento atual que defino como “velocidade de cruzeiro”, ou seja, há muitos compradores, crédito disponível e imóveis à venda, porém, acabou a euforia de sair correndo comprando porque os preços vão subir ou as unidades se esgotarem. Não acredito em baixa de preços, mas já recuperamos a defasagem e já estamos equiparados a outros mercados mais maduros.
Os profissionais que SÃO e não apenas ESTÃO corretores de imóveis podem se tranquilizar, pois atuam num dos segmentos mais promissores da economia brasileira, afinal o Programa Minha Casa Minha Vida que atua na base da pirâmide socioeconômica, impulsiona as demais camadas e faz com que o mercado se movimente como um todo.
Costumo dizer que todo mundo está sempre pensando em comprar um imóvel, seja a primeira moradia, outra maior, uma segunda residência, um ponto comercial ou simplesmente para fazer um investimento. As pessoas podem não ter condições financeiras, mas elas permanentemente estão com o radar ligado e sabem qual o imóvel gostariam de adquirir e/ou sua localização, por isso há muitas oportunidades para os bons profissionais que têm foco nos clientes e não somente nas comissões, que chegam como consequência.
Tendo em mente essas primícias, alinhadas com os modernos conceitos de atender os clientes oferecendo mais do que suas expectativas, estabelecer parcerias profissionais e compartilhar as informações para potencializar novos negócios, tenho certeza de que os consumidores ficarão muito satisfeitos e certamente esta pesquisa sofrerá grandes alterações.
Link da matéria: https://issuu.com/creci-rs/docs/revista_23
Daniel Rosenthal, administrador de empresas, corretor de imóveis, CEO da Taurus Marketing e Sócio-proprietário da Casabranca Negócios Imobiliários.